10 dicas de como controlar o que está sonhando


Uma coisa estranha aconteceu comigo nesta noite ao dormir, eu conseguia controlar o que sonhava, no sonho eu sabia que estava dormindo e fazia o que queria. Isso já aconteceu muitas outras vezes, e, nem sei se é normal mais por curiosidade resolvi pesquisar no Google e vi que isso se chama sonho lúcido, é o termo de percepção consciente em determinados momentos enquanto dormimos. Posso dizer que é uma coisa incrível, porque você faz coisas que seria impossível na vida real, como é você que controla então faz o que quer.
Encontrei estas 10 dicas se você deseja também ter um sonho lúcido:
1º Vá dormir uma ou duas horas mais cedo que de costume, ou apenas fique deitado, sem dormir. Uma alternativa consiste em pôr um despertador para soar cerca de duas horas antes que de costume, levantar-se quando ele tocar e voltar para a cama mais tarde para tirar uma soneca. Sonhos lúcidos tendem a ocorrer depois que as pessoas já tiveram a quantidade normal de sonho REM.

2º Nas horas antes de deitar, pense com convicção e repetidamente: "Terei um sonho lúcido hoje à noite." O pensamento vai ajudá-lo a "preparar" seu cérebro para a lucidez.

3º Selecione uma "dica" ou um "símbolo onírico" que seu cérebro reconhecerá quando aparecer em um sonho normal. Internalize a idéia de que, na presença do símbolo, você "saberá" que está sonhando. Por exemplo, decida que sempre que um objeto vermelho surgir em um sonho, seu cérebro irá se prender a ele e relembrará que aqui é um sonho.

4º Esforce-se para tornar-se mais consciente de seus sonhos comuns. Mantenha um bloco de anotações perto de sua cama e, ao acordar, anote tudo o de que possa se lembrar. Faça anotações especiais sobre objetos que parecem surgir com freqüência e use-os como símbolos.

5º No momento que tiver uma vaga noção de consciência em um sonho - como, por exemplo, pensar que "isso é estranho de mais para ser verdade"- focalize-a em vez de deixar que se afaste. Esse tipo de percepção é a porta de entrada para a lucidez. A maioria das pessoas a vivencia rapidamente durante sonos normais: o truque é agarrar-se ao pensamento e elevá-lo à consciência sem acordar completamente.

6º Quando a lucidez se manifestar, relaxe. Não se agite nem tente alterar as imagens oníricas imediatamente. Apenas relaxe e aproveite o cenário. Uma vez que tenha se fixado ao pensamento de que está sonhando, descobrirá que a lucidez aflui. Parece com o despertar - exceto que, em vez de ficar sensoriamente consciente do mundo exterior, seu conhecimento é puramente conceitual. Você "sabe" que está na cama porque se lembra de ter ido se deitar, mas na verdade não sente a cama. As visões, os sons e as sensações que estava experimentando quando estava tendo um sonho comum permanecem inalterados - mas agora você sabe que eram alucinações.

7º Teste o sonho. Às vezes, é muito difícil distinguir um sonho lúcido da vigília. Uma forma de testá-lo é tentar ligar qualquer tipo de aparelho elétrico - nos sonhos lúcidos, sempre há um atraso entre o ato de acionar o botão e o dispositivo começar a funcionar. E luzes elétricas sempre são muito fracas nos sonhos lúcidos.

8º Lentamente, comece a controlar o sonho. Decida, por exemplo, mudar as condições climáticas, ou o papel de parede do cômodo em que você está. Tudo que precisa fazer é pensar "que o dia fique ensolarado", ou "que as paredes fiquem azuis". Se quiser evocar uma pessoa, pense em vê-la surgindo e depois se afaste do lugar em que deseja vê-la. Quando voltar, ela provavelmente estará lá. Se quiser voar, imagine-se se elevando suavemente - quando sentir que está caindo, não tente se "ajudar", apenas deixe que isso aconteça.

9º Se sentir que está despertando e não quiser acordar, tente girar seu corpo no sonho em volta de um circulo - isso ajuda a manter as cenas oníricas.

10º Nunca entre em pânico. Os sonhos lúcidos ocasionalmente produzem experiências desagradáveis, como a sensação de uma atmosfera pesada ou uma presença ameaçadora. E despertares falsos são comuns - você pensa que acordou completamente, mas percebe que não consegue se mexer. Isso acontece porque você ainda está sob o efeito da paralisia do sono. Lutar contra a sensação é inútil e pode fazer com que você sinta como se estivesse sufocando. Em vez isso, relaxe lembre-se de que está tendo um despertar falso e flutue de volta para seu mundo dos sonhos.


Fonte das dicas: Wikipedia



Comentários

31 comentários:

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

PUUUUTZ
coincidencia do caralho aano
a poko tempo eu tive um começo de sonho lucido mas sempre perdia o foco
hoje eu consegui um sonho lucido varias vezes
eu acordava quando perdia o controle....e quando dormia de novo acordava na mesma cena
identifiquei varias dessas dicas com coisas q eu fazia inconscientemente
voce consegue estimular todo seu corpo apenas usando o cerebro durante esses sonhos
e quando voce percebe que esta sonhando e que pode fazer o que quiser no sonho voce simplesmente nao ker acordar mais
ótimo post
valew

Anônimo disse...

muito legal cara, eu tenho essa parada de sonhos lúcidos e inclusive a tal paralisia do sono, porém nunca entendi ao certo o pq dessas sensações de clima pesado...

Anônimo disse...

ta, agora eu to com medo de ter esse sonho lucidos, depois do comentario que eu posso achar que estou acordada e não estou.
Isso me fez lembrar que um amigo me contou que ja teve essa esperiencia de nao conseguir acordar, e que foi horrivel! E eu falei para mim ''quero ter sonho lucido'' mas não quero mais, to com medo. Comofaz? kk

Thiago Sampaio disse...

Opa,
Na verdade voces tiveram uma projecao astral semi lucida. Projeciologia é um fenomeno que acontece com todos, alguns tomam consciencia outros nao, sendo esta uma ramificaçao da Conscienciologia. Que é a neo-ciencia que estuda a consciencia e a paraconsciencia. Busquem na internet por Waldo Vieira, atualmente o maior projeciologista que se tem informaçao, ele tambem e o pioneiro e o fundador da Conscienciologia, respeitada em todo o mundo. Na pagina oficial tem varias informacoes e tecnicas para ter uma projecao lucida e trabalhar de forma consciente com suas energias.

Abs...

Cow.Brian disse...

ter sonhos lucidos é legal '-'

Uma dica se vc quizer voar é vc lembrar ou pensar q vc tem super poderes... tipo... se identifique com o Goku e imagine q é ele ou tem os poderes dele e vc vai poder voar. \o/ O problema é q provavelmente vai aparecer um carinha com os msm poderes e vai querer lutar com vc ._. ( o q tbm acho show, o foda é sempre ''acreditar q é mais forte'' senão leva um coro '-')


As vezes consigo criar a cena de mim com aquela mina gostosa... mas ai sempre aparece alguem no sonho pra atrapalhar, eu me assusto e acordo =/

Controlar o sonho é foda... cada coisa q vc faz, acontece outra como reação e normalmente é inesperada e vc acaba acordando...

Unknown disse...

Procurem o livro "O mundo em seus sonhos aprendendo a sonhar" de autoria de Eduardo Esteves da editora Berkana e lá voces encontratarão um sistema para sonha com o que se desejar.
sonhar@gmail.com

Anônimo disse...

sonho lucido e uma coisa dificil mesmo quando esta ficando bom vc acorda as vezes vc acorda mas esta paralisado ai as vezes vc ve um vultos pretos se mechendo ai tudo fica preto e vc ouve a voz de seus pais dizendo pra vc acordar pelo menos isso aconteceu COMIGO e eu fiquei mt assustado por isso antes de querer ter sonho lucido se preprare mentalmente senao nao tem graça

Anônimo disse...

As vezes eu acordo após ter um sonho lúcido e sinto o meu braço dormente, mas posso
mexer o resto do corpo normalmente. Pode ser paralisia do sono também?
Isso acontece também quando eu acordo de um sonho e lembro dos seus mínimos detalhes.

Rafaella disse...

Já tive sonho lucido, mas era bem ruim, tinha gente morrendo, ai eu desejei acordar e acordei,mas quando eu dormi de novo eu voltei para o mesmo sonho, foi muito chato!

Anônimo disse...

Que coisa, eu ja tive sonho lucido, mas nao sabia como lidar com isso. no meu sonho nao conisgo me mexer e fico com medo, principalmente porque sempre tive esse tipo de sonho depois que assistia a um filme de terror.

Anônimo disse...

Já tive muitos sonhos lúcidos. Pra ter uma idéia, eu chegava a avisar as pessoas que estavam comigo que eu estava num sonho, por exemplo: Aí meu, eu to sonhando... E as pessoas (no sonho) nunca acreditam, aí eu provo que consigo fazer coisas anormais, como por exemplo dar um salto muuuito alto, ou correr muito rápido, e até voar...
Tem situações em que eu me vejo na beira de um abismo, fugindo de alguém, e pulava, por que eu tinha certeza que estava em um sonho, e logo depois que eu voltava e continuava a dormir.
Nunca tive problemas para acordar, ou braços dormentes...

Anônimo disse...

Pessoal comecei a me aprofundar mais neste negocio de controlar o sonho que agora eu consigo dormir o quanto eu quiser e sem acordar nem uma vez porendo acordar a hora que quiser O.o, Consegui controlar meu sonho durante muito tempo, a maioria dos sonhos sao rapidos porem quando se pega o controle vc consegue aumentar este tempo Nunca pensei que um sonho seria capaz disto...

aprendi a materalhisar itens, pessoas e cenarios

Eu consigo ter sonhos lucidos apenas gravando no meu celular eu mesmo dizendo (estou sonhando/estou sonhando) com a repetição ativada...

faça o teste.

Aproposito: existe um filme chamado A Origem que fala sobre isto cujo qual vivem vidas em sonhos

Karina disse...

Puxa, eu já tive um sonho horrivel, e eu sabia que estava sonhando mas não conseguia acordar, eu achei que ia morrer, foi um sufoco. Agora eu ate tenho medo de ter um sonho assim denovo quando vou dormir :/

Anônimo disse...

Hoje vou tentar fazer isso! (tanta coisa...)

Unknown disse...

vou tentar mano hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha ops exagerei puts

Anônimo disse...

EU COMI A MAE DO MEU AMIGO NO SONHO KK'

Anônimo disse...

EU COMI A MAE DO MEU AMIGO NO SONHO KK'

Anônimo disse...

ja tive uma vez so q eu tentava acordar e n conseguia fazia de tudo e n conseguia fiquei loko danquela bosta de sonho ai quando acordei fiquei ate aliviado kkkkkkkkkk

Gabriel Romes disse...

Nuss, a unica coisa q me preocupa eh a Paralia do Sonho... Mas vou tentar... Depois comento minha experiencia ae brother ;D

Anônimo disse...

E se nos disséssemos " eu vou ter um bom sonho lúcido " . Espero que resulte. Esta noite, e a noite. Deus queira que vá tudo bem.

Anônimo disse...

Varias vezes conssegui controlar o sonho, mas sempre tenho essa tal paralizia e vejo vultos e sinto um peso em cima de mim, mais ai eu resperi ben rapido e mudo de ritmo dae pesso a Deus pra me ajudar, e acreditem FUNCIONA! É otimo ter sonhos lucidos o ruim é essa paralizia mas é facil acorda.... so seguindo minhas dicas da certo mesmo... Espero ter mais sonhos assim mais sem ter paralizia...

Anônimo disse...

Não me importo do sonho ser lúcido ou não.A questão eh q eu AMO SONHAR ainda + se o sonho conter algum acontecimento envolvendo eu e meu amor(como na maioria das vezs)
Parece q tdo q sonho realmente tah acontecendo e eu faço parte daquele mundo.Pareçe uma outra dimensão.Volto pra lá quando durmo e venho embora quando acordo(+/- como no desenho Coraline)
Pensando bem...até q seria bom poder controlar meus sonhos...:)

Anônimo disse...

É muito legal ter um sonho lucido.

Anônimo disse...

É muito legal ter um sonho lucido.

Unknown disse...

Vo tentar ;P
amanha eu conto se deu, mas tudo na vida e treino...
n sei, amaanha eu posto, ok?
boa noite(se vc tiver vendo isso d noite, se n, bom dia ou boa tarde... eu sou tao tonta...)Nickiii

Unknown disse...

Vo tentar ;P
amanha eu conto se deu, mas tudo na vida e treino...
n sei, amaanha eu posto, ok?
boa noite(se vc tiver vendo isso d noite, se n, bom dia ou boa tarde... eu sou tao tonta...)Nickiii

Unknown disse...

Vo tentar ;P
amanha eu conto se deu, mas tudo na vida e treino...
n sei, amaanha eu posto, ok?
boa noite(se vc tiver vendo isso d noite, se n, bom dia ou boa tarde... eu sou tao tonta...)Nickiii

Israele Silva disse...

Eu cotinoei sonhadi isso nao prets

Unknown disse...

Eu tentava fazer viagem astral, mas é mt mais difícil.

Nunca me lembrava de meus sonhos e ja pensei em anota-los p melhorar minha memoria...

Mas me lembrei do film Origins cm leonardo D'Caprio. E imaginava ja na epoca do film q isso era possivel.
Mas so agr que eu estou tentando
Antes de ontem eu tive rapidamente meu primeiro sonho lúcido.
Foi rapido mas é mt bom.
Dai acordei e anotei meu sonho e eu me lembrei dos detalhes dele.

Antes de dormir eu fali p meu cerebro: "Quero ser rico, vou ser. Rico."

E no sonho eu trabalhava inde eu era Rico e mt importante para a empresa.

Eu nao durmo de madrugada por mal costume, mas estou tentando voltar à dormir no horario normal p mephor saude do cerebro e dq memoriq.

Sonhos lucidos sao mt melhores q viagem astral. Viagem astral tem alguns perigos.

Beijos pras garotas <3 e abçs pros vrothers.

By: Werison

Anônimo disse...

Adorei o texto :D

Postar um comentário