Entrevista feita com especialista gastrointestinal doutor Ãnustácio:
HB: Olá doutor, tudo bom? Primeiramente gostaria de conhecê-lo melhor, aonde o senhor reside e qual sua idade?
Ãnustácio: Olá, tudo! Atualmente eu moro no país Butão, o Butão é uma região muito montanhosa situada na Ásia, me desculpe não sou muito de falar idade, é como diz o velho ditado: “a idade varia de cu pra cu”.
HB: (risos)Muito extrovertido o senhor, e muito curioso também o nome do seu país. Bom agora que já estamos com mais intimidade vamos ao que interessa: Doutor, porque nós soltamos pum?
Ãnustácio: Bom, o pum ou dizendo-se com mais intimidade peido, ou com extremo excesso de intimidade: o barulhinho, nada mais é do que gases eliminados pelo nosso organismo.
HB: Hum... Muito interessante, mais como são gerados estes gases e qual é a quantidade normal de puns por dia?
Ãnustácio: Bom, eu diria que a resposta pode cheirar mal, mas o ato de comer ou beber qualquer coisa nos dá gases. É extremamente normal soltar aproximadamente dois litros de gás ou, entre 15 e 20 puns por dia.
HB: Mais como é o processo de geração do gás dentro de nós? Algo evapora?
Ãnustácio: (risos) Não, nada evapora, (mais risos), quando ingerimos alimentos o ar entra junto com eles, uma parte sai como arroto o restante como pum.
HB: Mais porque o odor horrível?
Ãnustácio: O cheiro ruim é causado por colônias de bactérias que vivem em nosso intestino grosso. Ao converter os alimentos em nutrientes úteis, estes micróbios produzem um subproduto fedorento: o gás de sulfato de hidrogênio.
HB: E porque o pum de cada pessoa se difere?
Ãnustácio: As bactérias respondem à comida de um modo diferente a cada pessoa, e a cada tipo de alimento que a pessoa comer.
HB: Nossa! E quais são estes alimentos?
Ãnustácio: Os maiores geradores de gases são os açúcares, em especial a frutose, lactose, Rafinose e Sorbitol.
HB: Existe algum alimento que não gera gases?
Ãnustácio: Gorduras e proteínas não causam gases, eles podem fazer com que uma refeição demore mais para ser digerida e dar mais tempo para que as bactérias gerem gases dos outros ingredientes. Ou seja, por isso acabam gerando. Então diria que o único alimento que não gera gases é o Arroz!
HB: Er... Doutor.. o senhor está sentindo?
Ãnustácio: Sem problema amigo já estou acostumado... mas é melhor parar por aqui. (sem ar para risos)
HB: De qualquer modo, agradeço sua colaboração e seja muito feliz com seus puns!
Ãnustácio: ... ... ...
HB: Doutor?
Add aos seus favoritos teclando Ctrl + d